quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Eucaristia

Todos os domingos, muitos cristãos deslocam-se as Igrejas locais para assistir à chamada missa. A questão é: Será que a maioria das pessoas conhece o significado da eucaristia?

A eucaristia é a celebração de Jesus Cristo, que reúne todos os indivíduos numa casa comum com vista a participação e interacção. A Instrução Geral do Missal Romano* apresenta uma noção mais detalhada: «Entende-se por Missa com o povo a que é celebrada com participação dos fiéis. Na medida do possível, convém que esta Missa, especialmente nos domingos e festas de preceito, seja celebrada com canto» (IGMR, Capítulo IV, 115).

Definições à parte, uma missa é constituída por duas partes: a liturgia da palavra e a liturgia eucarística. As duas liturgias interligam-se num “único acto de culto”, onde todos os fiéis são irmãos e “recebem instrução e alimento” (IGMR, Capítulo II, 28).

Neste contexto, o Grupo de Jovens Girassol convida todos os jovens a participar numa reflexão, subordinada ao tema ‘Eucaristia’, que decorre sábado, 5 de Fevereiro, às 21 horas, na Igreja de Fermedo.

*A IGMR é o documento da Igreja que esclarece os momentos da missa, seus significados e a música adequada para cada um desses momentos. O documento pode ser consultado sempre que surgem dúvidas litúrgicas.


FD & TS

1 comentário:

  1. Este encontro foi importante para que os jovens percebessem que a Eucaristia é o centro da Igreja e que é nesta que Cristo se transforma, se parte e reparte para nosso alimento espiritual. Agradecemos ao grupo de jovens de Fermêdo pelo convite e esperamos retribuir em breve o convite.

    ResponderEliminar