Páscoa 2011

Fotogaleria da Semana Santa




Missa do 'lava pés'


Segunda, terça, quarta e ei-la: a Quinta-feira Santa. A celebração da instituição da eucaristia e da última ceia do Senhor revivida, este ano a 21 de Abril, com todo o simbolismo da missa do ‘lava pés’.

A eucaristia, orientada pelo Padre Farinha, reviveu o momento em que Jesus Cristo partiu e repartiu o pão e o vinho pelos apóstolos, naquela que foi a Sua última ceia. Na mesma ocasião, Ele lavou os pés de todos os seus discípulos. Acto representado, nos dias de hoje, pelos Padres, Bispos e mesmo pelo Papa.

A humildade é a virtude extraída deste episódio da vida de Jesus Cristo, que confere igualdade a todos perante Deus. «Ninguém é melhor ou mais que o outro aos olhos d’ Ele», os ditos assim o dizem.


Via-Sacra


Lá vai Ele… vai dar a Sua vida por todos os cristãos. Assim acontece nas 14 derradeiras passagens de Jesus Cristo. A via-sacra representa esse trajecto, em que Cristo carrega a Cruz até ao Calvário.

Então os cristãos percorrem os últimos passos de Jesus Cristo, aquando da Sexta-feira Santa, este ano a 22 de Abril, como forma de reflectir na paixão, morte e ressurreição d’ Ele.

O Grupo de Jovens Girassol (GJG) quis participar nesta celebração e, em conjunto com os jovens da catequese de Escariz, representou o caminho percorrido por Jesus Cristo desde a Sua condenação até ao momento da Sua morte e ressurreição.

A realização da via-sacra estava prevista para a tarde de sexta-feira, 22 de Abril de 2011, no largo da Abelheira. Mas, devido a contratempos meteorológicos, a representação teve de ser concretizada no interior da Igreja Matriz de Escariz. Por esta mudança repentina de local, o GJG deixa aqui um pedido de desculpas.



Adoração da Cruz


Sexta-feira Santa. Ainda é tempo de adorar a Cruz. O acto da Adoração da Cruz pretende que os fiéis agradeçam a Deus por tudo o que Ele fez por eles, cristãos.

O reconhecimento do Seu amor e a proximidade a Deus, recorrendo a objectos como velas ou pedras, é a expressão individual de cada um perante a Cruz. A mesma Cruz que cada um carrega.

Ao longo deste ritual, são citados os fracos, pobres e desprotegidos de seus direitos. Os quais Deus não esqueceu e deu especial atenção.



Vigília Pascal

ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA! O Círio Pascal é aceso e aparecem as cinzas, que simbolizam a conversão, a mudança, o renascimento. É a festa de Sábado de Aleluia, este ano a 23 de Abril, comemorada na celebração da chamada Vigília Pascal.


O GJG participou, de forma activa, na celebração da Grande Vigília, tendo a seu cargo a animação musical e as leituras da eucaristia. Na organização, o grupo contou com a ajuda do Padre Farinha, o qual presidiu a Vigília.

A Vigília da Páscoa, considerada a mais importante do calendário litúrgico por ser a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus Cristo, é realizada nas horas de escuridão, nomeadamente entre o pôr-do-sol do Sábado Santo e o amanhecer do dia de Páscoa.




Páscoa


As celebrações da Semana findam com o soar do sino e a chegada do compasso. O mesmo é dizer que todos os rituais enunciados acima terminam no domingo de Páscoa com a missa da Ressurreição de Cristo e com a Visita Pascal, que anuncia a ressurreição de Cristo.

A Páscoa é o renascer, um dia de grandes festejos, que acaba com o período de jejum e penitência.



Visita aos idosos


17 de Abril: soam as oito badaladas da manhã e tem início a missa de bênção dos ramos, na Igreja Matriz de Escariz. Os cristãos trazem consigo raminhos de oliveira e alecrim no tradicional Dia de Ramos, comemorado no domingo anterior à Páscoa.

O grupo de jovens marcou presença neste encontro e levou raminhos. Depois da eucaristia, como já é habitual, o GJG faz uma visita aos idosos da freguesia e entrega a cada um deles um ramo benzido. Um miminho, beijos e abraços, música e alguma conversa e companhia. Um dia diferente!


Reportagem de FD e TS