quinta-feira, 5 de maio de 2011

Maria e Mãe

Maio: mês de Maria, mês do Coração, mês do Dia da Mãe e quinto mês do ano. "O quê?" Os leitores devem estar a pensar: "Tanta repetição!" E perguntam, logo de seguida: "Para quê?" A explicação prende-se com o factor interligação, mais do que com uma repetição.






'Miminho' oferecido no Dia da Mãe





Um mês de dedicação a Maria, a Mãe de todos os irmãos da Igreja Católica. Como tal, em localidades tradicionais, como Escariz, as pessoas fazem a habitual visita à Igreja Matriz (ou então às capelas) para, em conjunto, rezarem o terço e orar a Nossa Senhora de Fátima. Todos os dias de Maio o ritual repete-se com o cair do dia.



A Mãe é a figura do mês. A ela os filhos oram e prestam homenagem pelas suas práticas e cuidados para com eles. Neste seguimento, o Grupo de Jovens Girassol animou com cânticos a eucaristia de domingo, 1 de Maio, dedicada a todas as mães. No final da missa, o grupo e jovens da catequese atribuíram uns miminhos as mães: dedicatórias e rosas vermelhas.



O vermelho está presente este mês no amor a Maria, às mães e ainda por ser tempo do coração. Maio é altura de reflectir sobre a saúde e, em especial, pensar no órgão vital do ser humano. Ao longo deste mês, são promovidas actividades e campanhas de incentivo à prevenção e tratamento de problemas relacionados com o coração e o seu funcionamento.



Afinal, Maria, Coração e Mãe interligam-se (ou não)? Fica no ar a questão e a certeza que, em comum, os três nomes têm o mês e a cor vermelha.




TS

1 comentário:

  1. È verdade ;) e costuma-se dizer que "Mãe ha só uma" mas todos temos pelo menos duas que nos amam...e amar é sofrer. por isso também sofrem por nós. Agradeçamos a cada dia pela nossa mãe terrena que cuida de nós e pela nossa mãe "do céu" que nos ampara! ;)

    ResponderEliminar