terça-feira, 12 de abril de 2011

Quaresma

Reflexão e sacrifício são as palavras que melhor definem a Quaresma. Durante 40 dias, sem contar os domingos, são vários os rituais vividos pelos cristãos praticantes.



Jesus Cristo na cruz


A Quaresma é um tempo que a Igreja Católica estabeleceu para os cristãos reflectirem e fazerem alguns sacrifícios, através da oração, da esmola e do jejum. A Igreja pede aos cristãos para jejuarem às quartas e sextas-feiras do período quaresmal, iniciando-se então a abstinência na quarta-feira de cinzas.

A Sexta-feira Santa celebra o dia da morte do Senhor, sendo que realiza-se a chamada Via-Sacra. Uma oração que consiste em reflectir na paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, revivendo as 14 passagens dos derradeiros momentos da sua vida.

Neste contexto, o GJG, em colaboração com os jovens da catequese de Escariz, vai reviver, no dia 22 de Abril, Sexta-feira Santa, os últimos passos de Jesus, no largo na Abelheira. Desde já todos ficam convidados a participar.

Este ano a Quaresma teve início a 9 de Março, quarta-feira de cinzas, e acaba na quinta-feira da Semana Santa, 21 de Abril, antes da missa da Ceia do Senhor ou do Lava Pés.


T.S.

Sem comentários:

Enviar um comentário