![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmnfg_-3yEiimP16h86ZZRIObayf0j9I0-xnBh5_yXOU5rlyvkrpg-pKokbsOQAEk5RFc9WCqV3XN0-C5-Xz7I1hnEXv3CFdUgD8EQecSmpogjet0wDpBeQSAjb8ECE8aUPmifP9MXYcN3/s320/cid_049501c35f1SANTA_CEIA.jpg)
A Quinta-feira das Endoenças, ou Quinta-feira Santa é a quinta-feira imediatamente anterior à Sexta-feira da Paixão, na Semana Santa. É o primeiro dia do Tríduo Pascal, constituído pela Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Vigília Pascal no Sábado de Aleluia.
Neste dia de Quinta-feira Santa a Igreja Católica celebra a instituição da Eucaristia que se deu na Última Ceia de Jesus Cristo. A Última Ceia de Cristo foi a última refeição compartilhada por Jesus com os seus doze apóstolos antes da Sua morte e ressurreição.
Durante a Última Ceia, e em referência específica ao tomar o pão e o vinho, Jesus contou aos seus discipulos, "Façam isso em memória de mim", (1 Coríntios 11:23–26). O Novo Testamento narra que Jesus pegou no pão em suas mãos, deu graças e disse aos Seus discípulos: "Este é o meu corpo que será entregue a vós". Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele pegou o cálice em suas mãos, levantou ao alto e disse aos seus discípulos: "este é o meu sangue, o sangue da vida que será derramado por vós.".
Enquanto celebrava a ceia, Jesus levantou-se da mesa, tirou o manto, tomou uma toalha e atou-a à cintura, depois deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos e a enxugá-los com a toalha que atara à cintura. Este gesto é chamado de Lava-Pés, com ele Jesus quer mostrar a importância do papel dos cristãos e da igreja, a importância do serviço, a humildade, o colocar-se abaixo, considerar uns aos outros superiores a si mesmo. Por este humilde gesto Jesus manifesta-nos toda a Sua realidade de Servo, Ele veio não só para nos lavar os pés mas para nos levar ao Pai. Deu-nos o exemplo para que, assim como Ele fez, façamos nós também.
Ângela Geraldo
Este ano tivemos uma cerimónia mais vivida e participada pelos vários grupos da nossa paróquia! Foi realmente bonito ver todos em comunhão uns com os outros e com Jesus a celebrar este dia!Ele disse "fazei-o em memória de mim".
ResponderEliminarQue o Jesus Ressuscitado habite sempre em nossos corações e que tudo o que façamos seja por Amor a Ele!