quarta-feira, 28 de outubro de 2009
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Centro Social
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYWd_lM0xIXH7Vk42EiO2Yc1DtrxNfl0XyjxMXC4Wp2B9V5TpvP5gIcQGY9MCdsnNgU-sDkutqa3DQTMG2nPO3RKYtE3wOczcIbXHEglPCR27LE0pSwy_aUE3rUdVpYt8UVjlkVn6ge7ve/s320/cartaz+3d+imprir+2.jpg)
A candidatura foi aprovada e será comparticipada, em parte, pela Segurança social, mas a maior parte dos encargos ficará a cargo do Centro Social.
Os serviços do Centro Social serão para prestar nas três Freguesias da Zona Ocidental do concelho: Escariz, Fermêdo e S. Miguel do Mato.
Nos tempos económicos adversos que atravessamos, só com a colaboração de todos conseguiremos levar por diante a obra. É neste sentido que no próximo dia 19 de Julho no largo da N. Srª da Abelheira irão decorrer actividades recreativas assim como comes e bebes, para angariação de fundos.
Seja solidário, venha ao magnífico local da N. Srª da Abelheira passar uma tarde agradável, acompanhada com uns deliciosos petiscos e uma tômbola com prémios aliciantes!
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Pastoral das Vocações ou Pastoral Vocacional
domingo, 10 de maio de 2009
Santíssima Virgem Maria
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjr0mbBGuGkFK_yMQ2TyIQ8058FJ3iQ35TweNEoee-rN-D-oKlur1iT6RbOcCdcurRLj_hHjkj1sj4Xt6jVNbUwUCUyqLb_piDmlIgLAj_8ZrRCyqmLkZjaztumuM8wfRo9tICaeE2bxIPP/s200/a.jpg)
Na cidade de Nazaré, na Galileia, moravam Joaquim e sua mulher Ana. Ambos eram pessoas reconhecidamente de boa índole e eram conhecidos pela sua compaixão, humildade e generosidade. Joaquim e Ana atingiram uma idade muito avançada e não tinham filhos mas apesar da idade, eles continuavam a orar incessantemente e a pedir a Deus para que Ele lhes concedesse um filho. Para isso fizeram uma promessa de que se eles recebessem a dádiva do nascimento de um filho, o destinariam para servir a Deus. Joaquim em particular sofria muito com a falta de filhos porque, de acordo com a as profecias, na sua família deveria nascer o Messias-Jesus. Pela paciência e fé Deus deu a Joaquim e Ana uma grande alegria o nascimento de uma filha e a Ela foi dado o nome de Maria, o que em hebreu significa: "Senhora, Esperança."
Quando a Virgem Maria completou 3 anos, os seus pais prepararam-na para cumprir a promessa fixada por eles: levaram-na a um templo em Jerusalém para que Ela pudesse dedicar a Sua vida a Deus. Maria ficou a morar perto do templo, lá Ela e outras companheiras estudavam as leis de Deus, executavam trabalhos manuais, rezavam e liam as Escrituras Sagradas. Viveu nesse templo até perto de 11 anos, cresceu, desenvolvendo em si uma profunda compaixão, em tudo entregue à vontade de Deus, imensamente modesta e dedicada em seus esforços. Desejando viver e dedicar-se exclusivamente a Deus, ela fez um voto de não se casar e permanecer para sempre virgem.
Maria acaba por ficar orfã muito cedo, quando completou 14 anos, pelas leis não podia continuar a viver junto do templo e era necessário que se casa-se . O pároco principal, conhecendo o voto por Ela feito, para não o prejudicar, celebrou apenas pró-forma o Seu casamento com um parente distante, que enviuvara na casa dos 80 anos - um ancião de nome José. José comprometeu-se a cuidar Dela e a proteger a Sua condição de Virgem. José era um homem sem posses e trabalhava como marceneiro. Do seu primeiro casamento José tivera os filhos Judas, Ócio, Simão e Jacób, os quais nas escrituras são denominados "irmãos" de Jesus. A Sagrada Virgem Maria, levava na casa de José a mesma vida modesta e disciplinada que levara antes no templo.
Chegada a hora da anunciação, Arcanjo Gabriel foi enviado por Deus para a cidade de Nazaré ao encontro da Sagrada Virgem Maria com a feliz notícia que Deus A escolhera para ser a Mãe do Salvador do Mundo. O Arcanjo Gabriel surge perante Ela e anuncia-Lhe: "Deus te salve, cheia de graça; o Senhor é contigo. Abençoada és Tu entre as mulheres!" - Ela ao ouvir estas palavras, perturbou-se e começou a pensar que saudação seria esta. O Arcanjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus, eis que conceberás no teu ventre e darás a luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Este será grande, será chamado Filho do Altíssimo e o Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David, reinará sobre a casa de Jacob eternamente e o Seu reino não terá fim." Maria disse ao anjo: "Como se fará isso, pois eu não conheço varão?" Respondendo o Arcanjo disse-lhe: "O Espírito Santo descerá sobre Ti e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra, por isso mesmo o Santo que há de nascer de Ti, será chamado Filho de Deus. Eis que também Isabel, tua parente, concebeu um filho na sua velhice e este é o sexto mês da que se dizia estéril, porque a Deus nada é impossível." Então disse Maria: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em Mim segundo a tua palavra." E o Arcanjo afastou-se dela.
Os acontecimentos seguintes relatados pelo Evangelho, recordam a Virgem Maria ligada directamente aos factos da vida de seu Filho - Nosso Senhor Jesus Cristo. As referências à Virgem Maria demonstram com clareza aos leitores a grandeza da sua condição espiritual: a Sua modéstia e humildade, a Sua enorme fé, paciência, coragem, aceitação da vontade de Deus e total entrega e dedicação a Seu Filho, Filho de Deus. Nós vemos portanto porque foi Ela, pelas palavras do Arcanjo, contemplada para adquirir a graça de Deus.
Certo dia quando a Virgem Maria estava a rezar no monte Eleon, perto de Jerusalém, apareceu-lhe o Arcanjo Gabriel com um ramo de figueira em suas mãos e diz-Lhe que dali a 3 dias a Sua existência na Terra estará terminada e que Jesus Cristo virá buscá-la para a levar com Ele. Cristo fez tudo de maneira a que nessa época todos os apóstolos vindos de países diferentes estivessem todos em Jerusalém. No momento do seu final, uma luz intensa iluminou o quarto onde estava a Virgem Maria. Jesus Cristo, rodeado de Seus anjos surgiu e recebeu a Sua alma puríssima. Os apóstolos sepultaram o sagrado corpo da Virgem Maria, de acordo com a Sua vontade, ao pé da montanha Eleon, no Jardim Gethsemani, na mesma caverna-túmulo onde estavam sepultados os corpos de seus pais e também de José.
Assim demonstramos a vida devota e humilde da Virgem Maria e o seu grande amor. A defensora incansável de todos os cristãos existentes, alegria de todos os que sofrem, Aquela que mesmo após a sua morte, nunca nos abandonará.
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Lançamento e Bênção da 1ª pedra do Centro de Dia, Creche Social e Cultural de Fermêdo
A cerimónia será presidida por Sua Excelência o Senhor Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Dr. Vieira Silva, contamos também com a presença da Presidente do Centro de Solidariedade Social e Cultural de Fermêdo, do Governador Civil de Aveiro, do Director da Segurança Social de Aveiro e do Presidente da Câmara de Arouca.
A cerimónia dará início às 10:30 horas com recepção às individualidades, de seguida será a bênção da 1º pedra ,pelo nosso Pároco, e a colocação da mensagem, após isto serão feitos os discursos.
O grupo de folclore de Fermêdo actuará também nesta cerimónia.
Para finalizar será servido um Porto de honra.
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Aniversário do Grupo Girassol
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Quinta-Feira Santa
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmnfg_-3yEiimP16h86ZZRIObayf0j9I0-xnBh5_yXOU5rlyvkrpg-pKokbsOQAEk5RFc9WCqV3XN0-C5-Xz7I1hnEXv3CFdUgD8EQecSmpogjet0wDpBeQSAjb8ECE8aUPmifP9MXYcN3/s320/cid_049501c35f1SANTA_CEIA.jpg)
sábado, 4 de abril de 2009
Dia do Pai no Lugar de Vér
Festa do Pai na Igreja
A Eucaristia foi animada com belos cânticos, pelos jovens da catequese da adolescência, os mais novos também tiveram a sua participação em vários pontos da missa.
No final foram proclamadas dedicatórias alusivas ao tema, com entrega de lembranças a todos os pais.
Nestes dias a Igreja torna-se pequena, é pena que não seja assim todas as semanas.
sexta-feira, 20 de março de 2009
quinta-feira, 12 de março de 2009
Adoração ao Santíssimo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg41FlduKtnXz876Z9AJSXtaCYof1HzMTa3R8dJ4qCLz_xUZlZT64Be0bDRAu6gM_PxsB_dv9biWlvfr-m8jIzarTbD5uTG1FyE9qbMRffMmWMQHMXcb94Z34aTyPHrXth-TbkrEf12oH2V/s200/1234567.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhL7FfnXCKmOhG00xK8hbmNHtp7LsMAz2NNxRMe5Gyenk2VkJnSIM3j5MD4bcdv-JIZ0oZx6wurROWw6fDI4nYxbYTUg2sVp1pLvtWmFWfZXU2J_1GAJF-C24aPAGJ-Cc5dG6DIE5NCsjsp/s320/123.jpeg)
sábado, 28 de fevereiro de 2009
Violência
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggr-GfEDy7YWBwzImAAPBmJM-AjjKnNYN-owycdgV3pkR1hr6d0PFmJptJV6qcsDC2SajH4VcJNj1Go05RCqeMclE1Tb_Voj959ElvruymtQw3CjqlweNwMoKVHGHkS74E3UScXWSlKbIF/s200/blog1.jpg)
O encontro assentou predominantemente sobre quais seriam os vários tipos de violência, o que é a violência, e como é que cada um de nós a pode combater. Foi-nos apresentado um vídeo que nos mostrava alguns tipos de violência, como as guerras, a violência nas escolas, na família, violência doméstica e muitos outros tipos de violência. Para além destes tipos de violência que podem ser considerados como violência física existem outros que podem “doer” muito mais ou que podem magoar muito mais, que são a violência psicológica, palavras proferidas sem pensar, a desvalorização dos outros, mais geralmente, a Indiferença. Muitos de nós as vezes, sem darmos conta, ao dizermos certas coisas podemos estar a agredir o outro, ao sermos indiferentes, ao desvalorizarmos quem está ao nosso lado estamos a ser violentos, só damos conta dessa violência quando é connosco, e a primeira coisa que pensamos em fazer é em retribuir.
Ora Cristo é um forte exemplo de uma pessoa violentada, foi humilhado, chicoteado, apedrejado, e nunca pensou em retribuir, pelo contrário perdoou quem foi violento com ele. Ele que tinha o poder de acabar com toda aquela violência não o fez, deu-nos uma grande prova do seu amor, carregando a sua cruz até ao fim.
No fim do encontro, depois de discutidos vários pontos acerca do tema, foi entregue a cada um dos presentes uma flor. Com essa flor decoramos uma cruz de madeira, em sinal de depositarmos nela todas as nossas preocupações, todas as nossas alegrias, o que mais nos preocupa. A cruz sinal de redenção que Cristo nos deixou, estava agora toda colorida e cheia de vida.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Tempo de Quaresma
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1Q8mo7_I0VKqJWM-aZJpQOGwQHt_u-bexuuuAOiXMGYtlrXCabUB9KNzXaHUv8kikM6S-7l9gPbcCEUSiYLg8TRW6DLRplZVo0Yaf_zSRUtDhKpNPKA0q03fU_JgElSIAD_DiZjg7IaLQ/s200/cruz470jn6.jpg)
Queridos irmãos e irmãs!
No início da Quaresma, que constitui um caminho de treino espiritual mais intenso, a Liturgia propõe-nos três práticas penitenciais muito queridas à tradição bíblica e cristã – a oração, a esmola, o jejum – a fim de nos predispormos para celebrar melhor a Páscoa e deste modo fazer experiência do poder de Deus que, como ouviremos na Vigília pascal, «derrota o mal, lava as culpas, restitui a inocência aos pecadores, a alegria aos aflitos. Dissipa o ódio, domina a insensibilidade dos poderosos, promove a concórdia e a paz» (Hino pascal). Na habitual Mensagem quaresmal, gostaria de reflectir este ano em particular sobre o valor e o sentido do jejum. De facto a Quaresma traz à mente os quarenta dias de jejum vividos pelo Senhor no deserto antes de empreender a sua missão pública. Lemos no Evangelho: «O Espírito conduziu Jesus ao deserto a fim de ser tentado pelo demónio. Jejuou durante quarenta dias e quarenta noites e, por fim, teve fome» (Mt 4, 1-2). Como Moisés antes de receber as Tábuas da Lei (cf. Êx 34, 28), como Elias antes de encontrar o Senhor no monte Oreb (cf. 1 Rs 19, 8), assim Jesus rezando e jejuando se preparou para a sua missão, cujo início foi um duro confronto com o tentador.
BENEDICTUS PP. XVI
Ângela Geraldo
sábado, 21 de fevereiro de 2009
O blog do GJG
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhx503VmMk3CqEp9PcRTXyjbtWUfp5N0Ovi-46QkJGMv_3CzN8Cw7CrDziTUI7rqAPejHStKzfE9r6ER7WrbT4ToRxTb5u_-BsPVL-9QQ8w035xRMIIbpBkUOdRIJOp21e9KiePLhrTjhrh/s200/10049caminho.jpg)