segunda-feira, 16 de maio de 2011

'Ti Manel' vence torneio de futsal

A equipa 'Ti Manel' sai, no sábado, 14 de Maio, vencedora do torneio de futsal. Seis equipas entraram no espírito desportivo e, ao sabor do sol, todas tentaram chegar à final do torneio.


Jogadores da equipa 'Ti Manel' e da 'GJM'


Os rapazes do Grupo de Jovens de Mansores (GJM) e os 'Ti Manel' são as equipas que disputaram a final do torneio de futsal, organizado pelo Grupo de Jovens Girassol (GJG). Ambas as equipas levaram uma taça, a de segunda e primeira classificação respectivamente. Já a taça de melhor marcador é entregue ao jogador Brito da equipa vencedora.


O torneio surge da comemoração do 11º aniversário do GJG, festejado no passado dia 30 de Abril. As condições adversas, provocadas pela chuva, não permitiram o desenrolar dos jogos, que tiveram lugar na antiga Escola Primária do Cruzeiro, Escariz.


TS

terça-feira, 10 de maio de 2011

Semana de oração pelas vocações

O Dia Mundial de Oração pelas Vocações comemora-se ao IV domingo de Páscoa, este ano, a 15 de Maio. "Propor as vocações na Igreja local" é a temática da 48ª celebração, sendo que as pastorais vocacionais já entraram, no domingo, 8 de Maio, na semana de oração pelas vocações.



Pastoral vocacional de Escariz convida todos a orar na Igreja



O Papa Bento XVI explica, na sua mensagem para o dia, o significado e importância da pastoral vocacional: «Propor as vocações na Igreja local significa ter a coragem de indicar, através de uma pastoral vocacional atenta e adequada, este caminho exigente do seguimento de Cristo, que, rico de sentido, é capaz de envolver toda a vida».


A oração já chegou a Escariz. Um grupo uniu-se por uma causa e fundou uma pastoral vocacional na freguesia. Todos os sábados, o grupo organiza e participa numa oração, na Igreja Matriz. Durante meia hora, o momento é de reflexão e todas as pessoas estão convidadas a entrar.



Na semana de oração pelas vocações, ocorre, amanhã, 11 de Maio, uma vigília de oração, às 21 horas, em Vale de Cambra. Já a pastoral vocacional de Escariz promove a oração no sábado, 14 de Maio, pelas 17.30 horas, na Igreja.


TS


quinta-feira, 5 de maio de 2011

"Vim aqui ó Virgem Mãe"




Fica aqui mais um 'miminho' dedicado a Maria e a todas as mães. "Vim Aqui", música e letra com interpretação de Daniela Pinho e Tiago Sousa do Grupo de Jovens Girassol.

Maria e Mãe

Maio: mês de Maria, mês do Coração, mês do Dia da Mãe e quinto mês do ano. "O quê?" Os leitores devem estar a pensar: "Tanta repetição!" E perguntam, logo de seguida: "Para quê?" A explicação prende-se com o factor interligação, mais do que com uma repetição.






'Miminho' oferecido no Dia da Mãe





Um mês de dedicação a Maria, a Mãe de todos os irmãos da Igreja Católica. Como tal, em localidades tradicionais, como Escariz, as pessoas fazem a habitual visita à Igreja Matriz (ou então às capelas) para, em conjunto, rezarem o terço e orar a Nossa Senhora de Fátima. Todos os dias de Maio o ritual repete-se com o cair do dia.



A Mãe é a figura do mês. A ela os filhos oram e prestam homenagem pelas suas práticas e cuidados para com eles. Neste seguimento, o Grupo de Jovens Girassol animou com cânticos a eucaristia de domingo, 1 de Maio, dedicada a todas as mães. No final da missa, o grupo e jovens da catequese atribuíram uns miminhos as mães: dedicatórias e rosas vermelhas.



O vermelho está presente este mês no amor a Maria, às mães e ainda por ser tempo do coração. Maio é altura de reflectir sobre a saúde e, em especial, pensar no órgão vital do ser humano. Ao longo deste mês, são promovidas actividades e campanhas de incentivo à prevenção e tratamento de problemas relacionados com o coração e o seu funcionamento.



Afinal, Maria, Coração e Mãe interligam-se (ou não)? Fica no ar a questão e a certeza que, em comum, os três nomes têm o mês e a cor vermelha.




TS

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A festa continuou no sarau do 11º aniversário

Música, dança, comida, bebida e, sem falar, no bolo de aniversário. Ingredientes que não faltaram ao encontro para apimentar os festejos dos 11 anos do 'Girassol'.



Fotogaleria do sarau


O sarau da festa de aniversário do Grupo de Jovens Girassol (GJG) reuniu, este ano no lugar da Abelheira, os elementos do grupo, familiares e amigos. Todos aguardaram pelo final da festa, que é o mesmo que dizer pelo momento do sorteio das rifas e dos números do cartaz. Fica aqui os nomes premiados:


Cartaz: nº 60 - Rosa Moreira



Rifas



1º Prémio: nº 332 - Arminda Rosa de Sousa (Lameira Branca)


2º Prémio: nº 061 - Ilídio Oliveira (Escariz)


3º Prémio: nº 894 - Rocha (Goim)


4º Prémio: nº 123 - Vânia Braga (Vila Verde)



O dinheiro angariado na venda de rifas, de números do cartaz e de alguns brindes reverte a favor da ida do GJG às Jornadas Mundiais da Juventude. O grupo agradece aos miúdos, jovens e graúdos que marcaram presença e ajudaram a animar esta festa. A todos um obrigado!



FD e TS

Torneio mais chuva dá sarau à noite

O Grupo de Jovens Girassol completou, no dia 15 de Abril, onze anos de existência. Os festejos resultaram na seguinte soma: 'Torneio mais chuva dá sarau à noite'! (ver vídeo)




'Girassol' em festa




A festa do 11º aniversário do GJG teve, no dia 30 de Abril, início na antiga Escola Primária do Cruzeiro, Escariz, com um torneio de futebol. O dia foi de frio e de chuva, mas a animação também entrou porta adentro.


O torneio de futebol acabou por ser adiado para o dia 14 de Maio devido às adversidades atmosféricas, nomeadamente à chuva que deixou o piso escorregadio. Por este incómodo o grupo deixa um pedido de desculpas a todas as equipas inscritas.


O 'Girassol' continuou com a festa à noite. Comes e bebes, música e dança não faltou a quem se juntou ao grupo no salão da Fernanda da Abelheira, a qual fica um agradecimento pela cedência do espaço.



TS