segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

'Desertos (des)necessários'

Deserto, geograficamente, é uma região com pouca precipitação, com um solo quase infértil e constituído por areia e rochas. Como consequência, “a vida torna-se complicada para os seres humanos e outras espécies”.


Foi com uma definição física do conceito ‘deserto’ que teve início o II Encontro de Jovens de 2011. A iniciativa do GJG juntou jovens de Escariz, Fermedo e Mansores em redor de mantas, almofadas e areia, aconchegando todos perto daquele que podia ser o deserto de cada um.

Entre cânticos, leituras e comentários a algumas passagens bíblicas, o objectivo foi alcançado. Os momentos foram de interacção e troca de opiniões. E a actividade ficou mais rica com a presença e o testemunho da Maria Antónia, ex-membro do grupo, que nasceu com paralisia cerebral.

O encontro contou ainda com a presença do Padre Agostinho, que partilhou com todos uma oração. Organizada pelo GJG, a reflexão teve lugar no dia 19 de Fevereiro, na Igreja Matriz de Escariz.




No fim, cada um dos jovens presentes foi convidado a encher de areia (do deserto) um saco. A intenção é marcar o dia do encontro e os seus ensinamentos. Fica aqui um agradecimento aos que se juntaram ao grupo.

FD & TS

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

À descoberta da 'rota dos moinhos'

À descoberta dos moinhos de Escariz. Este foi o lema que levou alguns dos elementos do GJG a juntarem-se, no dia 5 de Fevereiro, numa actividade recreativa, cultural e patrimonial, no lugar de Vér.


Nove aventureiros partiram à descoberta da ‘rota dos moinhos’, seguindo a orientação do curso do rio de Vér. As condições de visita não são as melhores, quer de limpeza quer de acessos, mas todos conseguiram encontrar e fotografar alguns dos moinhos.

Pequenos acidentes no percurso também aconteceram, mas nada que não faça parte da aventura. E todos comprovaram o ditado popular: «Quem não arrisca, não petisca». O grupo avançou sem medos e contou com a luz do sol, que ajudou a animar ainda mais a tarde de sábado.

Apesar do mau estado de conservação dos moinhos, a paisagem é só por si um cartão de visita para quem gosta de passeios ao sabor da natureza e de desafios. Fica aqui a sugestão para este e outros passeios.


FD & TS

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Eucaristia

Todos os domingos, muitos cristãos deslocam-se as Igrejas locais para assistir à chamada missa. A questão é: Será que a maioria das pessoas conhece o significado da eucaristia?

A eucaristia é a celebração de Jesus Cristo, que reúne todos os indivíduos numa casa comum com vista a participação e interacção. A Instrução Geral do Missal Romano* apresenta uma noção mais detalhada: «Entende-se por Missa com o povo a que é celebrada com participação dos fiéis. Na medida do possível, convém que esta Missa, especialmente nos domingos e festas de preceito, seja celebrada com canto» (IGMR, Capítulo IV, 115).

Definições à parte, uma missa é constituída por duas partes: a liturgia da palavra e a liturgia eucarística. As duas liturgias interligam-se num “único acto de culto”, onde todos os fiéis são irmãos e “recebem instrução e alimento” (IGMR, Capítulo II, 28).

Neste contexto, o Grupo de Jovens Girassol convida todos os jovens a participar numa reflexão, subordinada ao tema ‘Eucaristia’, que decorre sábado, 5 de Fevereiro, às 21 horas, na Igreja de Fermedo.

*A IGMR é o documento da Igreja que esclarece os momentos da missa, seus significados e a música adequada para cada um desses momentos. O documento pode ser consultado sempre que surgem dúvidas litúrgicas.


FD & TS