quinta-feira, 14 de maio de 2009

Pastoral das Vocações ou Pastoral Vocacional

Como é do conhecimento de todos a nossa diocese do Porto sofreu algumas alterações a nível Vicarial, a nossa Paróquia de Escariz passou a pertencer à Vigararia de Arouca - Vale de Cambra.
No inicio do ano pastoral reuniram-se as várias pastorais da nova vigararia, foi-nos pedido para formar a pastoral vocacional aqui na nossa paróquia.
Dada a importância desta Pastoral, sendo que, as vocações vivem uma grave crise formamos então a nossa equipa da Pastoral Vocacional de Escariz. O objectivo desta pastoral é orar e fomentar as vocações.
Decorreu de 26 de Abril a 3 de Maio a semana de oração pelas vocações. Neste contexto realizou-se uma Vigília a nível Vicarial na quinta-feira dia 30 de Abril no santuário de Santo António em Vale de Cambra, às 21h. A celebração foi presidida pelo pároco dessa paróquia que é também o assessor da Pastoral Vocacional, Pe José Araújo. Foi bom orarmos e reflectirmos em conjunto com outras paróquias, contudo sentiu-se a pouca adesão das pessoas da nossa paróquia.
A pastoral Vocacional de Escariz propôs à catequese rezar um terço pelas vocações, o que aconteceu no sábado dia 2 de Maio na igreja às 17h. Cada criança/adolescente fez o seu próprio terço numa catequese anterior para rezarem com ele, assim sentiram-se mais entusiasmados a rezar, foi muito bonito.
Temos que continuar a orar, para que os nossos jovens encontrem a sua vocação e sejam felizes em Cristo.

Maria do Carmo

domingo, 10 de maio de 2009

Santíssima Virgem Maria

Neste mês de Maio recordamos a vida da Mãe de Jesus, a Nossa Virgem Maria.

Na cidade de Nazaré, na Galileia, moravam Joaquim e sua mulher Ana. Ambos eram pessoas reconhecidamente de boa índole e eram conhecidos pela sua compaixão, humildade e generosidade. Joaquim e Ana atingiram uma idade muito avançada e não tinham filhos mas apesar da idade, eles continuavam a orar incessantemente e a pedir a Deus para que Ele lhes concedesse um filho. Para isso fizeram uma promessa de que se eles recebessem a dádiva do nascimento de um filho, o destinariam para servir a Deus. Joaquim em particular sofria muito com a falta de filhos porque, de acordo com a as profecias, na sua família deveria nascer o Messias-Jesus. Pela paciência e fé Deus deu a Joaquim e Ana uma grande alegria o nascimento de uma filha e a Ela foi dado o nome de Maria, o que em hebreu significa: "Senhora, Esperança."
Quando a Virgem Maria completou 3 anos, os seus pais prepararam-na para cumprir a promessa fixada por eles: levaram-na a um templo em Jerusalém para que Ela pudesse dedicar a Sua vida a Deus. Maria ficou a morar perto do templo, lá Ela e outras companheiras estudavam as leis de Deus, executavam trabalhos manuais, rezavam e liam as Escrituras Sagradas. Viveu nesse templo até perto de 11 anos, cresceu, desenvolvendo em si uma profunda compaixão, em tudo entregue à vontade de Deus, imensamente modesta e dedicada em seus esforços. Desejando viver e dedicar-se exclusivamente a Deus, ela fez um voto de não se casar e permanecer para sempre virgem.
Maria acaba por ficar orfã muito cedo, quando completou 14 anos, pelas leis não podia continuar a viver junto do templo e era necessário que se casa-se . O pároco principal, conhecendo o voto por Ela feito, para não o prejudicar, celebrou apenas pró-forma o Seu casamento com um parente distante, que enviuvara na casa dos 80 anos - um ancião de nome José. José comprometeu-se a cuidar Dela e a proteger a Sua condição de Virgem. José era um homem sem posses e trabalhava como marceneiro. Do seu primeiro casamento José tivera os filhos Judas, Ócio, Simão e Jacób, os quais nas escrituras são denominados "irmãos" de Jesus. A Sagrada Virgem Maria, levava na casa de José a mesma vida modesta e disciplinada que levara antes no templo.
Chegada a hora da anunciação, Arcanjo Gabriel foi enviado por Deus para a cidade de Nazaré ao encontro da Sagrada Virgem Maria com a feliz notícia que Deus A escolhera para ser a Mãe do Salvador do Mundo. O Arcanjo Gabriel surge perante Ela e anuncia-Lhe: "Deus te salve, cheia de graça; o Senhor é contigo. Abençoada és Tu entre as mulheres!" - Ela ao ouvir estas palavras, perturbou-se e começou a pensar que saudação seria esta. O Arcanjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus, eis que conceberás no teu ventre e darás a luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Este será grande, será chamado Filho do Altíssimo e o Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David, reinará sobre a casa de Jacob eternamente e o Seu reino não terá fim." Maria disse ao anjo: "Como se fará isso, pois eu não conheço varão?" Respondendo o Arcanjo disse-lhe: "O Espírito Santo descerá sobre Ti e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra, por isso mesmo o Santo que há de nascer de Ti, será chamado Filho de Deus. Eis que também Isabel, tua parente, concebeu um filho na sua velhice e este é o sexto mês da que se dizia estéril, porque a Deus nada é impossível." Então disse Maria: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em Mim segundo a tua palavra." E o Arcanjo afastou-se dela.
Os acontecimentos seguintes relatados pelo Evangelho, recordam a Virgem Maria ligada directamente aos factos da vida de seu Filho - Nosso Senhor Jesus Cristo. As referências à Virgem Maria demonstram com clareza aos leitores a grandeza da sua condição espiritual: a Sua modéstia e humildade, a Sua enorme fé, paciência, coragem, aceitação da vontade de Deus e total entrega e dedicação a Seu Filho, Filho de Deus. Nós vemos portanto porque foi Ela, pelas palavras do Arcanjo, contemplada para adquirir a graça de Deus.
Certo dia quando a Virgem Maria estava a rezar no monte Eleon, perto de Jerusalém, apareceu-lhe o Arcanjo Gabriel com um ramo de figueira em suas mãos e diz-Lhe que dali a 3 dias a Sua existência na Terra estará terminada e que Jesus Cristo virá buscá-la para a levar com Ele. Cristo fez tudo de maneira a que nessa época todos os apóstolos vindos de países diferentes estivessem todos em Jerusalém. No momento do seu final, uma luz intensa iluminou o quarto onde estava a Virgem Maria. Jesus Cristo, rodeado de Seus anjos surgiu e recebeu a Sua alma puríssima. Os apóstolos sepultaram o sagrado corpo da Virgem Maria, de acordo com a Sua vontade, ao pé da montanha Eleon, no Jardim Gethsemani, na mesma caverna-túmulo onde estavam sepultados os corpos de seus pais e também de José.

Assim demonstramos a vida devota e humilde da Virgem Maria e o seu grande amor. A defensora incansável de todos os cristãos existentes, alegria de todos os que sofrem, Aquela que mesmo após a sua morte, nunca nos abandonará.