quinta-feira, 23 de abril de 2009

Lançamento e Bênção da 1ª pedra do Centro de Dia, Creche Social e Cultural de Fermêdo


No domingo dia 26 será lançada a primeira pedra deste centro que será construído aqui na nossa freguesia de Escariz -Vila Pavão, servindo assim as freguesias do fundo do concelho, Escariz e Fermêdo.
A cerimónia será presidida por Sua Excelência o Senhor Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Dr. Vieira Silva, contamos também com a presença da Presidente do Centro de Solidariedade Social e Cultural de Fermêdo, do Governador Civil de Aveiro, do Director da Segurança Social de Aveiro e do Presidente da Câmara de Arouca.
A cerimónia dará início às 10:30 horas com recepção às individualidades, de seguida será a bênção da 1º pedra ,pelo nosso Pároco, e a colocação da mensagem, após isto serão feitos os discursos.
O grupo de folclore de Fermêdo actuará também nesta cerimónia.
Para finalizar será servido um Porto de honra.
Esta obra é muito importante para as respectivas freguesias e precisa da colaboração de todos !

Maria do Carmo

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Aniversário do Grupo Girassol


Na data de 15 de Abril deste ano celebramos o 9º Aniversário do Grupo de Jovens Girassol, fundado pela jovem Isaura no ano de 2000 na Freguesia de Escariz.

Este grupo tem vindo a espalhar as suas férteis e jovens sementes por onde passa, os seus elementos foram aprendendo, crescendo e dando frutos, alguns infelizmente tiveram de abandonar este caminho, mas em contrapartida recebemos com muita alegria e de braços abertos novos elementos.
A luz e energia do seu Sol, que é Deus, deu e dá a este Girassol força para trabalhar, para ajudar, para visitar os idosos e doentes da sua paróquia, alegria para cantar e sorrir, alento para orar e reflectir, união para debater no seu seio temas que ajudam a crescer interiormente e a encontrar respostas. Este Girassol que agradece a todas as pessoas que o ajudam e contribuem para que o seu trabalho seja possível vem hoje convidar-vos para celebrarem connosco o seu 9ºAniversário numa animada e divertida festa.

Esta festa terá lugar no Centro Recreativo de Nabais, no Sábado dia 25 de Abril pelas 21:30h.



Ângela Geraldo

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Quinta-Feira Santa


A Quinta-feira das Endoenças, ou Quinta-feira Santa é a quinta-feira imediatamente anterior à Sexta-feira da Paixão, na Semana Santa. É o primeiro dia do Tríduo Pascal, constituído pela Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Vigília Pascal no Sábado de Aleluia.
Neste dia de Quinta-feira Santa a Igreja Católica celebra a instituição da Eucaristia que se deu na Última Ceia de Jesus Cristo. A Última Ceia de Cristo foi a última refeição compartilhada por Jesus com os seus doze apóstolos antes da Sua morte e ressurreição.
Durante a Última Ceia, e em referência específica ao tomar o pão e o vinho, Jesus contou aos seus discipulos, "Façam isso em memória de mim", (1 Coríntios 11:23–26). O Novo Testamento narra que Jesus pegou no pão em suas mãos, deu graças e disse aos Seus discípulos: "Este é o meu corpo que será entregue a vós". Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele pegou o cálice em suas mãos, levantou ao alto e disse aos seus discípulos: "este é o meu sangue, o sangue da vida que será derramado por vós.".
Enquanto celebrava a ceia, Jesus levantou-se da mesa, tirou o manto, tomou uma toalha e atou-a à cintura, depois deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos e a enxugá-los com a toalha que atara à cintura. Este gesto é chamado de Lava-Pés, com ele Jesus quer mostrar a importância do papel dos cristãos e da igreja, a importância do serviço, a humildade, o colocar-se abaixo, considerar uns aos outros superiores a si mesmo. Por este humilde gesto Jesus manifesta-nos toda a Sua realidade de Servo, Ele veio não só para nos lavar os pés mas para nos levar ao Pai. Deu-nos o exemplo para que, assim como Ele fez, façamos nós também.

Ângela Geraldo

sábado, 4 de abril de 2009

Dia do Pai no Lugar de Vér






No dia 22 de Março os meninos da catequese de Vér fizeram uma homenagem a todos os pais.
Cantaram a missa, no final dedicaram versos e foram oferecidas flores a todos os pais presentes. Também oferecemos um ramo ao São José em forma de carinho e gratidão, pedindo a sua protecção.
Apesar das crianças estarem um pouco nervosas (o que é normal) correu tudo bem.

A catequista: Sónia

Festa do Pai na Igreja


No passado dia 21 de Março, comemorou-se o Dia-do-Pai na missa vespertina com a participação de todos os grupos de catequese da Igreja.
A Eucaristia foi animada com belos cânticos, pelos jovens da catequese da adolescência, os mais novos também tiveram a sua participação em vários pontos da missa.
No final foram proclamadas dedicatórias alusivas ao tema, com entrega de lembranças a todos os pais.
Nestes dias a Igreja torna-se pequena, é pena que não seja assim todas as semanas.

A catequista: Irene Freitas