sábado, 28 de fevereiro de 2009

Violência

No passado sábado o Grupo Girassol, como habitualmente acompanhados pelos grupos de Mansores e de Fêrmedo, esteve presente em mais um 
Encontro de Formação Missionário dirigido pelos Missionários da Consolata.
Desta vez o encontro teve lugar na nossa paróquia, o tema foi “A Violência” e para dirigir/orientar o encontro estiveram connosco os leigos missionários da Consolata Paulo Rocha, Marco, e a Irmã Lúcia.

O encontro assentou predominantemente sobre quais seriam os vários tipos de violência, o que é a violência, e como é que cada um de nós a pode combater. Foi-nos apresentado um vídeo que nos mostrava alguns tipos de violência, como as guerras, a violência nas escolas, na família, violência doméstica e muitos outros tipos de violência. Para além destes tipos de violência que podem ser considerados como violência física existem outros que podem “doer” muito mais ou que podem magoar muito mais, que são a violência psicológica, palavras proferidas sem pensar, a desvalorização dos outros, mais geralmente, a Indiferença. Muitos de nós as vezes, sem darmos conta, ao dizermos certas coisas podemos estar a agredir o outro, ao sermos indiferentes, ao desvalorizarmos quem está ao nosso lado estamos a ser violentos, só damos conta dessa violência quando é connosco, e a primeira coisa que pensamos em fazer é em retribuir.

Ora Cristo é um forte exemplo de uma pessoa violentada, foi humilhado, chicoteado, apedrejado, e nunca pensou em retribuir, pelo contrário perdoou quem foi violento com ele. Ele que tinha o poder de acabar com toda aquela violência não o fez, deu-nos uma grande prova do seu amor, carregando a sua cruz até ao fim.

No fim do encontro, depois de discutidos vários pontos acerca do tema, foi entregue a cada um dos presentes uma flor.  Com essa flor decoramos uma cruz de madeira, em sinal de depositarmos nela todas as nossas preocupações, todas as nossas alegrias, o que mais nos preocupa. A cruz sinal de redenção que Cristo nos deixou, estava agora toda colorida e cheia de vida.

Ângela Geraldo



quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Tempo de Quaresma


A Quaresma iniciou-se ontem, Quarta-feira de Cinzas e termina na manhã de Quinta-feira Santa no dia 9 de Abril deste ano.
O tempo de Quaresma é um tempo forte de conversão, de penitência, de jejum, esmola e essencialmente oração. É um tempo de preparação para a Páscoa do Senhor e dura cerca de quarenta dias. 
Deixo-vos a seguir com um exerto da mensagem do nosso Papa Bento XVI para esta Quaresma de 2009.

Queridos irmãos e irmãs!

No início da Quaresma, que constitui um caminho de treino espiritual mais intenso, a Liturgia propõe-nos três práticas penitenciais muito queridas à tradição bíblica e cristã – a oração, a esmola, o jejum – a fim de nos predispormos para celebrar melhor a Páscoa e deste modo fazer experiência do poder de Deus que, como ouviremos na Vigília pascal, «derrota o mal, lava as culpas, restitui a inocência aos pecadores, a alegria aos aflitos. Dissipa o ódio, domina a insensibilidade dos poderosos, promove a concórdia e a paz» (Hino pascal). Na habitual Mensagem quaresmal, gostaria de reflectir este ano em particular sobre o valor e o sentido do jejum. De facto a Quaresma traz à mente os quarenta dias de jejum vividos pelo Senhor no deserto antes de empreender a sua missão pública. Lemos no Evangelho: «O Espírito conduziu Jesus ao deserto a fim de ser tentado pelo demónio. Jejuou durante quarenta dias e quarenta noites e, por fim, teve fome» (Mt 4, 1-2). Como Moisés antes de receber as Tábuas da Lei (cf. Êx 34, 28), como Elias antes de encontrar o Senhor no monte Oreb (cf. 1 Rs 19, 8), assim Jesus rezando e jejuando se preparou para a sua missão, cujo início foi um duro confronto com o tentador.

mais...            

BENEDICTUS PP. XVI

Ângela Geraldo

sábado, 21 de fevereiro de 2009

O blog do GJG

Bem-vindos ao blog do Grupo de Jovens Girassol!
O GJG é um grupo de jovens católicos, rapazes e raparigas a maioria da freguesia de Escariz, Concelho de Arouca. 
Este grupo caminha com Cristo promovendo várias actividades dentro do próprio grupo assim como muitas outras fora deste, seja para a sua paróquia ou envolvido em actividades com os nossos por assim dizer, associados, Missionários da Consolata e Movimento de Convívios Fraternos.
O GJG decide então criar este blog como forma de apoio ao nosso site (www.grupogirassol.pt.vu). No site poderão consultar todas as actividades em que estamos envolvidos, os últimos destaques, a história e elementos do grupo assim como um vasto arquivo de fotos, vídeos e músicas e muito mais.
Neste blog poderão ler e comentar vários textos sobre os mais diversos temas, poderão encontrar reflexões, opiniões assim como algumas questões para reflexão interior. Poderão também encontrar aqui algumas fotos, algumas sondagens às quais agradecemos o vosso voto e a indicação para alguns blogs e sites de grupos amigos nossos.
Obrigada pela visita e volte sempre para verificar as nossas novidades!

Ângela Geraldo